sábado, 17 de fevereiro de 2007

Linius, o Linux do Ministério da Justiça

O Linius é um sistema operativo baseado em Linux e é o resultado de uma opção estratégica de utilização de software livre na justiça, permitindo desta forma a redução de custos em tecnologias de informação. A sua utilização é gratuita e pode ser distribuido livremente.

O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional.

Integra-se num projecto mais abrangente, que tem como objectivo a massificação do uso das novas tecnologias na justiça, com ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho de magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça e permitindo assim a prestação de serviços de melhor qualidade, aos cidadãos e às empresas.

O Ministério da Justiça está empenhado no desenvolvimento do Linius, na sua divulgação e na formação do seus utilizadores. Pretende-se que este seja um projecto dinâmico, integrando no futuro próximo, mais e melhores ferramentas de trabalho.

Site oficial: Linius.pt.

2 comentários:

Denis Encarnação disse...

Já não era sem tempo a justiça investir na s novas tecnologias.

Germano Magalhães disse...

Mais um caso de estudo da aplicação de opensource em instituições portuguesas:

"As tecnologias opensource marcam uma nova fase na evolução de 40 serviços do hospital do Porto"